spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Prefeitura restaura sinos da igreja da Vila Histórica

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Angra atendeu a comunidade católica da Vila Histórica de Mambucaba e restaurou os sinos da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os sinos, originais do século XIX, serão entregues no dia 05/.
Várias igrejas históricas de Angra dos Reis ainda possuem seus sinos originais datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, como é o caso da Vila Histórica.

O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, ressalta que o objetivo das oficinas é manter a tradição do repique de sinos nas nossas igrejas.

Os sinos fazem parte da tradição de Angra dos Reis e são sempre tocados em épocas de festas religiosas com repiques, dobres e badaladas. Os sinos da igreja de Nossa Senhora do Rosário são datados do ano de 1829.

HISTÓRIA

Nos primórdios de 1600, o bandeirante português Antonio Pedroso de Alvarenga chegou à região de Mambucaba e construiu uma capela bem ornamentada em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Com o aumento da população da região, em 1755 foi iniciada a construção de uma pequena igreja para substituir a capela. A conclusão da obra foi em 1770.

Fotos da galeria: Rodrigo Soldon

Em 13 de abril de 1834 a igreja começou a apresentar vários problemas estruturais e ficou pequena para a população, que já estava em torno de 600 pessoas. Assim, iniciou-se o projeto e planejamento para arrecadação de recursos para a construção. Em 27 de maio de 1863 a igreja nova (atual) foi entregue à população.

spot_imgspot_img

Últimas noticias