spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Aumento de casos de Covid-19 preocupa Angra dos Reis

spot_imgspot_img

Mais lidas

Assim como em vários municípios no estado, os casos de Covid-19 voltaram a aumentar em Angra dos Reis, preocupando as autoridades sanitárias. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a nova propagação da doença e recomenda reforçar as medidas de prevenção.

No mês de setembro, dos 267 casos de síndrome gripal testados na rede pública de saúde do município, 70 tiveram resultado positivo para a Covid-19. Os dados são do último boletim do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que traz números da Secretaria Estadual de Saúde indicando o aumento de casos.

A recomendação é redobrar as medidas de prevenção e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sintomas das síndromes gripais, em geral), ir a um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para fazer o teste rápido de covid-19. Crianças devem ser levadas à Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA Agda Maria).

O exame RT-PCR – aquele que é feito com uma espécie de cotonete no nariz – só é indicado para casos graves de síndromes gripais, que geralmente precisam de internação.

Quem não tem sintomas e não está com a vacinação em dia deve procurar sua Unidades de Saúde da Família para se imunizar. As ESFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h – com exceção da Clínica da Família do Frade, Clínica da Família do Parque Mambucaba, Clínica da Família do Centro, Clínica da Família de Jacuencaga, ESF Camorim e ESF Areal, que funcionam das 7h às 19h.

A vacina também está disponível no Ônibus da Saúde, que visita regularmente os bairros de Angra ofertando diversos serviços de saúde. No dia 7 de outubro, o ônibus estará no Belém; no dia 21, no bairro Areal.

Também é importante evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.

É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas diagnóstico positivo de covid-19 entre 5 e 7 dias – ou até o desaparecimento dos sintomas.

spot_imgspot_img

Últimas noticias