spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Angra promove Dia D contra o câncer de mama

spot_imgspot_img

Mais lidas

No próximo sábado, dia 7 de outubro, a Prefeitura de Angra dos Reis promoverá o Dia D Contra o Câncer Mama. Trinta e quatro unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da cidade vão realizar consultas para rastreio em mulheres de 50 a 69 anos e naquelas com mais de 35 anos e que têm histórico da doença na família (mãe ou irmã). O atendimento será das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento. É preciso levar o Cartão SUS e um documento de identidade com foto para a consulta.

Durante todo o mês de outubro, todas ESFs do município vão oferecer atendimento às mulheres para rastreio de câncer de mama sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As unidades das ESFs de Sapinhatuba 2 e 3, do Abraão, do Encruzo, Petrobras e de Boa Vista não participarão da campanha deste sábado, mas irão atender normalmente as pacientes nos demais dias do mês.

Se durante a consulta o profissional de saúde entender que a paciente precisa fazer mamografia, o exame será solicitado e ela será encaminhada para uma das duas unidades que oferecem o exame em Angra pelo SUS: uma na Japuíba e outra no Centro. Em 2023, de janeiro a agosto, foram realizados 3.330 exames pela rede pública da cidade – quase 2,5 vezes mais que o realizado no mesmo período de 2019.

O objetivo da ação é ampliar a detecção precoce da doença, o que aumenta as chances de cura. A ação da Prefeitura de Angra marca o Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres no Brasil – foram estimados 73 mil casos novos para o triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“É fundamental proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade por câncer de mama, além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença”, diz o secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca.

spot_imgspot_img

Últimas noticias