spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Câmara de Paraty analisa projeto que veda plástico de uso único na Baía

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Câmara Municipal de Paraty analisa projeto de lei que dispõe sobre a não utilização de plástico de uso único na Baía de Paraty em áreas protegidas e nas cachoeiras da região. Este tipo de plástico seria substituído por descartáveis de material comprovadamente biodegradável, como os que estão aptos à decomposição natural, entre os quais, papel e papelão.

O projeto de lei, de autoria do vereador Lucas Cordeiro (PSB), tramita nas comissões permanentes da Casa e deve ser votado nos próximos dias. De acordo com o texto, isso incentivaria a transição para uma economia circular na localidade e a prefeitura deverá promover campanhas de conscientização e de educação ambiental voltadas para a população, turistas e o comércio em geral.

Uma das medidas que já vem sendo implementada na região é o projeto Paraíso Lixo Zero, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A entidade esteve presente nos últimos três meses em Paraty desenvolvendo junto à comunidade local medidas concretas e ações imediatas para reduzir significativamente a geração de resíduos sólidos a partir de educação, metodologia e comunicação através da promoção de práticas sustentáveis.

A ação foi encerrada no último dia 2 com evento na Casa de Cultura de Paraty, contando com a presença de autoridades, empreendedores e comunidade local.

Durante a apresentação dos resultados, foram compartilhadas histórias inspiradoras de indivíduos e empresas que desempenharam um papel crucial na execução do projeto. Estiveram presentes, por exemplo, a Pousada Recanto e o Restaurante Amaré, que estão desenvolvendo projetos experimentais com composteiras para transformação de resíduos orgânicos em nutrientes para o solo, além do Balacobacco Beach Bar, que está trabalhando a separação de resíduos sólidos e o encaminhamento dos recicláveis para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paraty; e o Bar do Nelson, que atua na separação de resíduos em múltiplas frações e receberá apoio no desenvolvimento da comunicação visual.

O que é plástico de uso único?

O plástico de uso único é todo produto plástico feito com intuito de ser usado apenas uma vez e descartado logo em seguida. Este tipo de lixo plástico pode ficar apenas alguns minutos ou segundos na mão de um indivíduo, para, imediatamente, se tornar um resíduo, como, por exemplo, mexedor e copinho de café.

spot_imgspot_img

Últimas noticias