spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Casa Poéticas Negras discute expressões culturais afrobrasileiras na FLIP

spot_imgspot_img

Mais lidas

Em tempo de reconhecimento da diversidade racial brasileira, a Casa Poéticas Negras, de Paraty, participa da edição deste ano da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), como casa parceira do evento, dando voz às experiências, narrativas e expressões culturais afrobrasileiras e indígenas, com foco no letramento racial e social. Na Flip, que começou na última quarta-feira, 22, reune em seu espaço editoras especializadas em literatura negra e indígena, escritores e escritoras, artistas e empreendedores.

Na programação, 40 horas de mesas literárias, lançamentos de livros, sessão de autógrafos, slam, poesia, exibição do documentário Moa do Katende e shows. Tudo isso permeado com a presença de convidadas ilustres do Brasil, como Katiuscia Ribeiro, Luciana Barreto, Dani Balbi,Fayda Belo, a secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro Taina de Paula, e do exterior como a escritora cubana Teresa Cárdenas.

“Na Casa Poéticas Negras, acreditamos que o letramento racial e social é a base para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde cada voz é uma história a ser ouvida, cada identidade é um patrimônio a ser valorizado.”, pontua Angela Damasceno, fundadora do Casa Poéticas Negras.

O espaço também será palco para o lançamento de mais de 50 publicações de obras dos catálogos das editoras Coletivo Diversos, FEMINAs, Jandira, Kitembo, Miolo Mole, Pallas e Telha, todas dedicadas à literatura afrobrasileiras, diaspóricas e indígenas.

“Aquilombar-se é reconectar-se com a força das nossas raízes e celebrar a magia de ter uma programação repleta de cultura negra e indígena, onde a diversidade é o nosso guia.”, reforça Angela.

O espaço terá ainda uma área dedicada ao empreendedorismo local e de impacto social, com a presença das marcas de Apoema, Ateliê de Benguela e Ateliê Lúh, Dani Guira.Quem também marcará presença é a NUDE, oferecendo degustação de seus produtos 100% plant based e zero pegada de carbono.

Sobre o Casa Negras Poéticas

Fundada em 2019, a organização de impacto social, com sede e atuação em Paraty, tem como propósito, promover a equidade racial e cultural por meio da educação, da valorização da identidade negra e indígena. Buscando capacitar, inspirar e unir comunidades, fortalecendo o letramento e a autoafirmação, para a construção de um futuro inclusivo e representativo.

spot_imgspot_img

Últimas noticias