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Vai fazer a prova da Uerj? Veja dicas para uma redação perfeita

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Neste domingo (03) será aplicada o vestibular para ingresso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, para garantir o ingresso, alcançar uma boa nota na redação é fundamental. E para ajudar os alunos que vão concorrer ao vestibular, o ErreJota Notícias – assim como foi na prova do Enem – ouviu um especialista para trazer dicas aos concorrentes.

A professora Milla Borges lembra que as bancas de correção do Enem e da Uerj possuem pontos avaliadores diferentes. Com isso, se o aluno tiver a mesma abordagem nas duas provas, poderá perder pontos. Vale ressaltar que ambos os textos são do tipo dissertativo argumentativo, mas a Uerj apresenta peculiaridades na condução argumentativa e formulação da tese.

A universidade estadual adota uma abordagem única ao escolher o tema a partir de uma obra literária. Para este ano, a obra escolhida foi “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne. A professora esclarece que o livro serve como base reflexiva, provocando análises e reflexões sobre temas profundos relacionados à Segunda Guerra Mundial, amizade, inocência, preconceito, cercas sociais, desumanização e autoritarismo.

Milla Borges acredita que é necessário montar o texto com base em quatro pilares para obter sucesso. Confira, abaixo, as dicas da professora para se dar bem na redação.

• Evitar Armadilhas Comuns: Ela ainda alerta sobre um equívoco comum entre os alunos, que é a tentativa de demonstrar à banca que leram o livro, o que pode resultar em uma abordagem superficial e arriscada. Milla ressalta que a UERJ não espera uma resenha do romance, mas sim que os alunos utilizem a obra como ponto de partida para reflexões críticas sobre a realidade.

• Construção da Tese e Importância do Título e Conclusão: A professora alerta que uma das características da prova de redação da UERJ é apresentar a frase temática em formato de pergunta. Ela enfatiza que a tese do aluno deve ser a resposta a essa pergunta, proporcionando uma abordagem específica e direcionada ao tema proposto.

Outro ponto de relevância é que, enquanto no Enem o título é facultativo, na UERJ ele é obrigatório por ser como um comando presente na proposta da redação. Além disso, a especialista destaca que a conclusão, na redação modelo UERJ, deve ser uma decorrência natural da argumentação desenvolvida, diferenciando-se da abordagem no Enem.

Milla ressalta que, ao contrário do Enem, o uso da primeira pessoa do singular é admitido, conferindo aos alunos uma liberdade linguística mais ampla. Essa característica permite que os alunos expressem suas opiniões de forma mais pessoal e crítica.

• Ênfase na Construção da Opinião e Argumentação Livre: A liberdade argumentativa é um ponto forte na UERJ, conforme destaca a professora. A banca valoriza a construção da opinião do aluno, permitindo que expressem suas ideias de forma mais livre e crítica. Isso proporciona uma oportunidade única para os candidatos demonstrarem pensamento crítico e originalidade.

• Utilização Adequada do Repertório Sociocultural: Milla Borges orienta os alunos sobre o uso adequado do repertório sociocultural, enfatizando que este não deve ser utilizado de forma superficial. Ao contrário disso, o repertório precisa ser articulado de forma precisa e contextualizada, a fim de embasar os argumentos e só deve ser, de fato, utilizado se for essencial para a argumentação. Ela destaca que o livro é um repertório fundamental, mas sua aplicação deve ser criteriosa para agregar valor à defesa do ponto de vista do aluno.

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