Moradores de Mangaratiba estão organizando, para o próixmo dia 30, às 9 horas, uma manifestação contra as multas do pedágio da concessionária CCR RioSP na Rio-Santos e a cobrança tarifária aos moradores da cidade. De acordo com os organizadores do ato, houve outro reajuste em menos de doze meses.
A concentração será no Campo do Itimirim, no bairro de Coroa Grande, em Mangaratiba. Os moradores são contra o atual sistema de cobrança do pedágio, o free-flow, implantado em janeiro deste ano. Fizeram denúncias desde então, contra possíveis cobranças abusivas no pedágio e de multas excessivas, ao Ministério Público Federal, que no ínicio deste mês abriu inquérito civil para apurar o caso.
Em 2 de novembro passado, moradores fizeram um primeiro ato contra o pedágio, na Rio-Santos, reunindo dezenas de manifestantes.
O pagamento do pedágio pelo free-flow acontece de duas maneiras: por meio da leitura de uma TAG (etiqueta eletrônica) ou pela leitura da placa. No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da sua operadora, com o benefício do desconto progressivo previsto em contrato de concessão que varia entre 5% e 70%.
Já o motorista que não tem uma TAG instalada, o pagamento da tarifa pode ser feito em portal web da concessionária, app da CCR – CCR RioSP ou WhatsApp (11) 2795-2238 em até 15 dias corridos.
A CCR RioSP não se manifestou até o momento.