Não bastasse os estragos provocados, a forte chuva que se abateu no sul flluminense e na Costa Verde, prejudicou o abastecimento de água nos municípios de Itaguaí, Rio Claro, Vassouras e Piraí. A informação é da concessionária Rio + Saneamento, que abastece a região. Segundo ela, o fornecimento de água precisou ser reduzido.
A concessionária divulgou a seguinte nota:
“A Rio + Saneamento informa que após forte chuva atingir a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com alterações na água captada e tratada pela unidade de Mazomba, o abastecimento de água está reduzido, nesta quinta-feira, 04, em seis bairros de Itaguaí. A vazão da estação precisou ser reduzida para garantir a qualidade da água. Após a regularização do sistema, o abastecimento será gradativamente normalizado”, disse um trecho.
Os bairros atingidos foram: Vila Margarida, Engenho, Brisa Mar, Bairro Leandro, Santa Cândida, Mazomba e Jardim Ueda.
Em relação a Rio Claro, a empresa informou que devido à falta de energia elétrica no Sistema Sede de Rio Claro e a obstrução do poço de captação referente ao alto nível do rio Piraí, o abastecimento foi reduzido. De acordo com a Rio + Saneamento, a concessionária Enel regularizou a alimentação de energia, as equipes da distribuiidora de água estão no local, desobstruiram parcialmente o sistema e aguardam o nível do rio estabilizar para concluir o reparo. Após isso, o abastecimento será normalizado gradualmente.
No município, o abastecimento no distrito de Lídice foi prejudicado por causa da obstrução da captação referente ao alto nível do rio Piraí. As equipes da empresa fizeram a desobstrução parcial do sistema e aguardam o nível do rio baixar para concluir o reparo e normalizar o fornecimento de água. O mesmo ocorreu no distrito de Getulândia, onde a bomba de captação ficou submersa.
Em Vassouras, de acordo com a concessionária, a chuva causou o aumento do nível do rio Paraíba do Sul e prejudicou a captação de água bruta no distrito de Itakamosi. Equipes da Rio + Saneamento atuam no local e após a regularização do sistema, o abastecimento será normalizado gradualmente.
No município de Piraí, a Rio + Saneamento explicou que precisou fazer uma manunteção emergencial nas bombas de distribuição da Estação de Tratamento de Água de Rosa Machado e preicsou reduzir o abastecimento na última segunda-feira, 01. Os bairros afetados foram Rosa Machado e Enseada das Garças.