LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Sistema free-flow, adotado na Rodovia Rio-Santos, coleciona reclamações

spot_imgspot_img

Mais lidas

Desde que foi implantado na Rodovia Rio-Santos pela concessionária CCR RioSP, em março do ano passado, o sistema de pedágio free-flow (que dispensa cancela e pode ser pago em um aplicativo e até em totens na via), está gerando muitas reclamações dos motoristas e moradores de municípios da Costa Verde. Entre as denúncias, cobranças indevidas e multas irregulares. A concessionária tem 353 reclamações no site Reclame Aqui.

“Estou tentando pagar uma evasão de pedágio que ocorreu no dia 22/10/2023, que apareceu no sistema da CCR somente agora, e toda vez que tento pagar dá erro, e estorna o pagamento para o meu cartão de crédito. Quero resolver esse pendência com urgência”, relatou um motorista no site Reclame Aqui.

“No dia 24/12/2033 passei na praça de Itaguaí sentido sul e no dia 25/12/2023 no sentido norte. Porém, a passagem do dia 25, após diversas consultas e telefonemas para a CCR, não aparecia como débito para ser realizado o pagamento. No dia 09/01/2024 minha passagem apareceu no aplicativo da CCR-RioSP. Consultei pela manhã por volta de 09 horas e o débito me foi apresentado com 01 dia de vencido. Realizei diversos telefonemas para o contato disponibilizado pelo site e alegaram a impossibilidade de resolver e me passaram o contato da ouvidoria. Porém, a ouvidoria não atende, desligando depois de um tempo”, denunciou outro motorista.

Das 353 reclamações recebidas pelo Reclame Aqui entre 1º de julho a 31 de dezembro de 2023, nenhuma foi respondida pela CCR RioSP. Dos problemas relatados pelos motoristas, 26,43% são sobre cobrança indevida da suposta “evasão de pedágio” e 78,89% de dificuldade de pagar o pedágio. Dos números de queixas, Cobrança indevida lidera com 129; seguido de multa por evasão, com 98 e demora na execução do pagametno, 56.

Sobre a concessionária, o site disse o seguinte: “A empresa se enquadra como Não Recomendada, pois não responde a pelo menos 50% das reclamações recebidas no ReclameAQUI.”

Nas redes sociais, também há muitos relatos dos motoristas. “Passei no pedágio dia 28 de dezembro, horário da madrugada, até hoje não consta o valor no sistema para pagamento (consulta via aplicativo). Estou tentando ligar para a CCR e não consigo ser atendido. Alguém já passou por isso e sabe como solucionar? Estou com receio de ser multado por evasão de pedágio”, disse um motorista de Vila Muriqui, em Mangaratiba.

“Acho que dia 26 de dezembro o sistema deles bugou. Até hoje no meu consta que voltei mas a ida, não. Dai paguei o que estava em débito mas até hoje não consta ( ida 26/12)”, relatou uma motorista.

“Eu tenho pra pagar dia 23 e 24 um manhã um tarde, mas, até agora nada. Já mandei e-mail, já liguei, já tentei whatsapp e fui no Totem que fizeram em Itacuruçá na base deles e nada até agora. Mesma mensagem: Espera 48h ou sistema com instabilidade e encerra o atendimento”, lamenta outro motorista.

A reportagem enviou as reclamações para a CCR RioSP, mas, até o momento não obteve nenhuma resposta.

O Ministério Público Federal tem dois inquéritos sobre os problemas no novo sistema de pedágio. Um sobre as cobranças e outro sobre multas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias