spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

TRE-RJ fará revisão do eleitorado de Mangaratiba

Mais lidas

O eleitorado de Mangaratiba pode ser maior do que se sabe atualmente. O que pode levar o município a aumentar o número de vereadores. Na última sexta-feira, 26, a coordenadora de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais em exercício, Geórgia Palma do Amaral, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), iniciou processo de revisão do número de eleitores do município.

A medida é em cumprimento à determinação da Corregedoria Regional Eleitoral. Atendendo a um ofício do juiz eleitoral Marcelo Borges, da 54ª Zona Eleitoral, da cidade, feito em 2017. Na época, o objetivo era incluir o município no plano de biometria do eleitorado. Em 9 de maio de 2019, o então vereador Rodrigo Santos Bondim, apresentou novo pedido de revisão. Todavia, a cidade não tinha sido incluída.

Em 23 de setembro de 2021, a ONG Mangaratiba Cidade Transparente requereu a revisão do eleitorado. Em 24 de abril de 2023 e 9 de outubro daquele ano, o vereador Hugo Dourado Graçano reiterou o pedido. Este foi distribuído no último dia 9 ao atual vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão. Este determinou a retomada da tramitação do processo.

Com 41.220 habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mangaratiba tem 58,16% do eleitorado com biometria, segundo o TRE-RJ. A cidade conta hoje com 13 vereadores.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias