Técnicos da concessionária Enel estiveram na última quarta-feira, 13, na Vila do Abraão, em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, e apresentaram ações em andamento para melhorar a qualidade dos serviços prestados na região. Presentes à reunião estavam além de moradores, representantes da prefeitura e do Governo do Estado.
Entre as primeiras ações, a instalação de três geradores para atender a população, programado para até novembro deste ano, e a troca de 15 km de cabeamento que abastecem a Ilha Grande, que deverá ocorrer até o fim de 2024. A apresentação foi feita 20 dias após a primeira reunião da concessionária na Vila do Abraão.
O prefeito Fernando Jordão esteve presente no encontro.
“A Enel me apresentou o andamento do trabalho que está realizando na Ilha Grande e pedi que essas informações fossem repassadas para os moradores de Abraão. Sei o quanto já sofreram e ainda sofrem com as quedas de energia e eles, mais do que ninguém, merecem uma resposta desta empresa. Continuaremos cobrando até que o funcionamento dos serviços seja normalizado”, afirma o chefe do Executivo.
Primeiro, houve uma reunião na sede da Defesa Civil Municipal, que contou com a presença do chefe do Executivo, o secretário de Governo Cláudio Ferreti, junto com outros secretários municipais; do diretor de operação da Enel no estado do Rio de Janeiro José Luís Salas; e do secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, que foi quem comandou o encontro. Os vereadores Jorge Mascote e Charles Neves, também acompanharam as discussões.
Na parte da tarde, houve reunião na Casa de Cultura Constantino Kokotós, no Abraão, e contou com a participação de representantes de diversas praias da Ilha Grande. Município, Estado e Enel prestaram esclarecimentos de todas as ações que estão sendo feitas para minimizar a constante falta de energia.
As podas já começaram a ser realizadas e contam com o auxílio de um caminhão. A prefeitura vai auxiliar ainda a empresa na instalação de uma base avançada na Ilha Grande, desta forma as equipes e equipamentos poderão permanecer de plantão 24 horas por dia, prestando um serviço mais ágil aos moradores e turistas.
Na Vila do Abraão, a empresa vai ligar mais três geradores de 375 KVA que vão somar ao de 750 KVA já instalado e juntos eles atenderão a quase mil clientes. A Enel se comprometeu ainda a realizar um trabalho junto aos empresários e comerciantes para que o cliente que possui gerador próprio não fique interligado ao seu sistema, liberando mais vagas para os moradores. A Prefeitura está enviando geradores exclusivos para os prédios públicos, como escolas, a própria secretaria e o posto dos correios.
O Provetá também receberá um reforço nos geradores. O atual atende a 476 clientes e com a instalação de mais um, a capacidade será ampliada para 665 clientes, atendendo também a praia de Araçatiba. A Enel também firmou um compromisso com os moradores de estudar a possibilidade dos geradores do Provetá atenderem ainda a Praia da Longa.
A construção do arco praia acontecerá por meio da assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre Enel e Ministério Público se traduzindo no aterramento de alguns quilômetros da rede.
Uma nova reunião de trabalho está marcada para o dia 20 de março, na sede da Enel em Angra.