O município de Angra dos Reis tem sério risco de deslizamento de terra devido a chuva que cai na cidade desde a manhã desta sexta-feira, 22. A informação é da Defesa Civil do Estado e foi dada nesta tarde pelo governador Cláudio Castro em suas redes sociais. Na cidade, a chuva arrancou manilhas da pista que liga a estrada do bairro até o Recanto das Pedras.
“Há risco geológico ALTO para deslizamentos em Angra dos Reis”, escreveu o chefe do Executivo fluminense no X (antigo Twitter). De acordo com ele, o mesmo risco correm Petrópolis, Magé, São Gonçalo, Niterói e Maricá.
O município está em estado de alerta em função da chuva. Até o momento, o acumulado de chuva nas últimas seis horas foi de 67,8 mm. A prefeitura enviou equipes para a Serra D’Água, para consertar as manilhas que tinham sido arrancadas da estrada que liga o bairro até o Recanto das Pedras.
De acordo com a prefeitura, não há registro de feridos ou desabrigados. Uma família optou por passar a noite no ponto de apoio da Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos, no Morro do Abel.
Na quinta-feira (21), a prefeitura anunciou a abertura preventiva de 12 escolas municipais, além da Casa da Cultura da Vila do Abraão, na Ilha Grande, para receber famílias que vivem em áreas vulneráveis para deslizamentos, alagamentos e outros possíveis efeitos das chuvas. Todas as famílias que quiserem ir para esses espaços vão receber colchões, roupa de cama, alimentação, assistência social e de saúde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas fortes em todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região da Costa Verde e Sul Fluminense, de hoje até o fim de semana.