A Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta sexta-feira,05, confirmação dos dois primeiros casos de dengue tipo 3 este ano, um deles de Paraty. A informação é do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de uma mulher de 39 anos. O sorotipo 3 não circulava no estado desde 2007.
Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde estimou que cerca de 4,8 milhões de pessosa estariam vulneráveis ao sorotipo 3, pois este não circula há muito tempo no estado.
A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Saúde, informou que vem fazendo um trabalho de mapeamento de acordo com os atendimentos no Hospital Hugo Miranda, e nas localidades que apresentam alertas. A Secretaria vai manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas na localidade do caso identificado.
A prefeitura acrescentou que o vírus dengue tipo 3, foi diagnosticado em uma turista que estava hospedada em uma pousada e que o sorotipo tipo 3 não circula no município. O caso foi identificado em 25 de fevereiro passado.
A Secretaria de Saúde pede a população que verifique sempre se existe água parada na residência ou bairro, visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypty, transmissor da dengue.
O outro caso identificado foi em uma criança, na cidade de Maricá. Também confirmado pelo Lacen-RJ. Segundo a prefeitura, a criança foi tratada e passa bem.