Foi realizada na tarde de domingo (28/04) uma visita técnica na estação elevatória de esgoto da Praia do Anil, entregue no dia 30/03. O encontro teve como anfitrião o prefeito Fernando Jordão e reuniu dezenas de moradores, profissionais da imprensa local e funcionários da Prefeitura de Angra.
A ação teve como objetivo apresentar o maquinário das bombas da estação e explicar seu funcionamento. Com as intervenções que põe fim ao despejo de esgoto sem tratamento no mar e com a ação das correntes marinhas, que deverão agir como filtros naturais da água do mar, a expectativa é que a Praia do Anil volte a ser balneável nos próximos meses.
Até então, o esgoto de cinco morros da região central da cidade (Tatu, Fortaleza, Peres, Carmo e Glória), de algumas regiões do Centro (imediações da Rua Manuel do Rosário, do asilo municipal, do Hospital Maternidade de Angra dos Reis/HMAR) e da própria da Praia do Anil era despejado diretamente no mar, sem tratamento.
Agora, com a construção de uma elevatória no bairro, o material será coletado por três bombas e seguirá por uma tubulação até a estação de tratamento na vizinha Praia da Chácara, para só então ser descartado.