A Câmara Municipal de Itaguaí publicou postagem em suas redes sociais nesta segunda-feira, 13, em que nega a abertura de comissões processantes que poderiam levar à cassação do mandato do prefeito, Rubem Vieira de Souza, o Rubão (Podemos). O assunto chegou a ser discutido no plenário da Casa, no último dia 9, em que vários vereadores falaram a respeito e também negaram.
A Casa também publicou a negativa em seu site. Nos últimos dias, circularam pela cidade rumores de que o legislativo itaguaiense iria abrir comissão processante para cassar o mandato do chefe do Poder Executivo.
O vereador Fábio Rocha (PL) disse que foi pego de surpresa com a notícia e pediu que providências sejam tomadas. Sandro da Hermínio (PP) afirmou que concorda com o posicionamento da Casa e que em momento algum houve qualquer tipode conversa sobre o assunto. A mesma afirmação fizeram Jocimar do Cartório (PTC) e Nando Rodrigues (União Brasil).
O presidente da Casa, Haroldo Jesus (PV) alertou sobre a “fake news” com o objetivo de influenciar o processo eleitoral. Segundo ele, a única comissão aberta atualmente investiga a prestação de serviço pelas empresas Light e Rio Mais Saneamento.
O presidente determinou que a Procuradoria Jurídica oficie ao Ministério Público Eleitoral para que as providências para combater a desinformação sejam devidamente tomadas.
A próxima sessão será na quinta-feira, 16.
Eis um trecho da nota da Câmara sobre o assunto:
“Por fim, cabe esclarecer que o Poder Legislativo vem cumprindo fielmente sua missão constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo e, no decorrer dos trabalhos parlamentares, não foram encontradas irregularidades que dêem causa à instalação de nenhuma comissão processante”.
Até o momento, o prefeito não se manifestou a respeito.