Alunos do Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, percorreram mais de 100 km na Corrida de Orientação na quarta-feira (298/05). O desafio consistia em chegar na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.
O objetivo foi usar mapas e bússolas para localizar pontos de controle escondidos no terreno, no menor tempo possível. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) os alunos partiram da Vila do Abraão, onde fica o colégio, fizeram a travessia de barco até o cais, e de lá rumaram para o Rio em um ônibus.
Ao chegarem no parque, ainda pela manhã, eles foram recebidos pela equipe do “Se Orienta Rio”, um grupo que promove a corrida em diversos pontos do estado e que ensinaram a eles sobre leitura de mapas, uso de bússola, elevações, curvas de níveis e símbolos cartográficos.
Separados em quatro times, os estudantes percorreram o parque em busca dos prismas que sinalizavam seu objetivo inicial. Em cada um deles os alunos-atletas precisavam registrar sua passagem pelo local para poder avançar na disputa
O “Se Orienta Rio” vai para a 9ª edição na próxima semana e as corridas acontecem sempre em lugares diferentes como a Floresta da Tijuca e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, Queimados, na Baixada Fluminense, Quatis e Barra do Piraí, no Sul Fluminense, entre outros espaços. Os encontros são gratuitos e abertos para todos. Os desafios acontecem quinzenalmente conforme cronograma divulgado em seu perfil no Instagram (@seorientario). Para participar basta fazer a inscrição prévia e comparecer no dia marcado.