A temporada de arraiás em Angra dos Reis terá início neste final de semana, trazendo a alegria e o colorido das festas juninas para os bairros da cidade. Ao todo, serão realizados 14 arraiás até agosto, mês do já tradicional Arraiá da Cidade. As festividades contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis e são abertas ao público de todas as idades.
O calendário de eventos foi organizado pelas duas associações de quadrilheiros que representam as festas juninas, garantindo uma diversidade de apresentações e shows musicais gratuitos para a comunidade. A programação terá início nos dias 14 e 15, com a Quadrilha Zé Piri se apresentando na Praça da Rua Napoleão Ayres, no Campo Belo, às 20h. Além disso, na sexta-feira, às 21h, o cantor Davi Dias animará o público presente no bairro. No sábado, também às 21h, será a vez de o Passarinho do Piseiro levantar a galera. O evento será encerrado no domingo, a partir das 14h, com bingos e diversas prendas.
O bairro do Areal também receberá as apresentações neste final de semana, nos dias 15 e 16, com o Arraiá da Dona Junina, na praça do bairro. Para animar a noite de sábado, o cantor Davi Dias se apresentará, e no domingo será a vez de Diego Rezende, às 21h.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, ressalta a importância cultural do movimento junino em Angra dos Reis e destaca que o município é um dos maiores polos de quadrilhas do interior do estado, perdendo apenas para a cidade do Rio de Janeiro.
“Toda a cultura junina é muito forte em Angra dos Reis. Em quantidade de quadrilhas, nosso município só perde para a cidade do Rio de Janeiro, sendo Angra dos Reis o maior segmento de quadrilhas do interior do estado. A expectativa é fazer o maior arraiá de todo o estado, com apresentações levando a cultura das quadrilhas aos bairros da cidade”, afirmou o secretário.
Além dos arraiás nos bairros, as festividades funcionam como um aquecimento para o tradicional Arraiá da Cidade, que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de agosto. Ao longo do calendário, também serão realizadas quadrilhas em outros locais de Angra, como a Vila Histórica de Mambucaba e a Vila do Abraão, na Ilha Grande.
ARRAIÁ DO 27º GEMAR
No sábado, dia 15, também acontecerá o Arraiá do 27º Gemar, Grupo de Escoteiros Cornelis Verolme, que contará com o apoio da Secretaria de Eventos de Angra. A festa está prevista para começar às 18h, no Campo de Futebol do BNH, em Jacuecanga. O evento contará com música ao vivo, sendo uma das atrações a Banda Sereno. Além disso, haverá uma praça de alimentação com comidas e bebidas típicas, feira cultural e área infantil. Toda a renda obtida com o evento será destinada à manutenção do grupo de escoteiros.