Angra dos Reis sediou na quarta-feira (19/06) a Jornada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa do Governo do Estado junto ao Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O evento marcou o começo de uma busca por soluções criativas focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que as melhores propostas serão premiadas durante os eventos do G20, em novembro.
Na primeira fase da jornada, a equipe da iniciativa percorrerá 13 cidades do estado para que elas possam compartilhar experiências e boas práticas no tema. Angra dos Reis e Paraty, municípios da região hidrográfica I (Baía da Ilha Grande), foram os convidados desta edição.
A iniciativa, organizada por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da ONU-Habitat, é voltada aos servidores e agentes estratégicos nos 92 municípios fluminenses, e também integra o projeto Rio Inclusivo e Sustentável, parceria entre as instituições que visa fortalecer a resiliência urbana e climática em todo o estado do Rio de Janeiro.
De junho a novembro, os municípios inscritos na iniciativa irão ser convidados a construir suas propostas a partir de capacitações sobre temas relevantes relacionados a agendas globais de desenvolvimento, metodologias da ONU, casos de sucesso e troca de experiências entre as cidades. As melhores propostas serão selecionadas por uma banca avaliadora e premiadas durante a programação do G20, em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Ciclo de visitas às regiões do estado, a primeira etapa da Jornada do Desafio dos ODS começou no dia 10 de junho, em Duque de Caxias, e segue até julho. Nesse período, as oficinas serão realizadas também em Resende, Paraíba do Sul, Mangaratiba, Piraí, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Cabo Frio, Nova Friburgo, Itaboraí e Petrópolis.