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CCR RioSP instala painéis de mensagens na Rio-Santos

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Alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), que apura possíveis irregularidades na cobrança do pedágio pelo sistema “free flow” (sem cancela) em rodovias, como a Rio-Santos (BR-101), a concessionária CCR RioSP iniciou a instalação dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) na via.

Os trabalhos começaram em maio e serão encerrados neste fim de semana pela concessionária. No total, foram instalados 09 equipamentos, sendo quatro no sentido São Paulo e cinco no sentido Rio de Janeiro. Outros dois – no sentido São Paulo – deverão estar operando já na próxima semana, conforme previsto no contrato de Concessão.

Os PMVs são uma importante ferramenta para a gestão de tráfego, visando deixá-lo mais dinâmico e, principalmente, para concessionária ‘conversar’ com o motorista da rodovia por meio de mensagens compartilhadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária em tempo real.

Totens foram instalados em várias bases ao longo da Rio-Santos/Foto: Divulgação

Na Rio-Santos, além de trazer mensagens sobre o free flow informando, por exemplo, que a rodovia possui pórticos de pedágio eletrônico e o prazo de 15 dias para o pagamento da tarifa para o motorista sem TAG, o PMV também poderá ser utilizado pela concessionária nas seguintes ocasiões: obras na pista com interdição de faixa; dicas de segurança; os canais de atendimento da concessionária; acidentes; pontos com congestionamentos; limites de velocidade e condições meteorológicas adversas.

Desde março do ano passado, quando o sistema free flow foi implantado pela CCR RioSP, os motoristas têm feito diversas queixas sobre multas indevidas. No último dia 26,o MP informou que recebeu reclamações de consumidores, através da ouvidoria do órgão, que relataram uma possível falha no sistema de cobrança virtual de pedágio em estradas, que estaria gerando emissões indevidas de multas por suposta evasão.

Na ocasião, a CCR informou que ainda não tinha sido notificada e quando o fosse, avaliaria as providências a serem tomadas e que trabalhava para garantir informações claras aos clientes.

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