LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Angra decreta racionamento de água devido crise hídrica

spot_imgspot_img

Mais lidas


Começou a vigorar em Angra dos Reis o decreto que estabelece o racionamento de água em resposta à maior estiagem nos últimos 17 anos, que tem comprometido o abastecimento em diversas áreas da cidade. Válida por 90 dias, a medida tem o objetivo de assegurar o abastecimento básico da população.

Durante esse período, estará restrito o uso de água para atividades não essenciais, como a lavagem de veículos, calçadas e quintais, e outras que não estejam diretamente ligadas ao consumo humano e animal.

Também fica restrita a lavagem pública ou particular de embarcações, fachadas de imóveis, ruas, telhados, paredes, calhas e garagens; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas.

O decreto nº 13.686, publicado no Boletim Oficial nº 1.944 (https://www.angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO-1944_de_14-08-2024.pdf), afeta tanto o setor público quanto o privado, e permite a implementação de ações adicionais, se necessário, para preservar os recursos hídricos.

Desde abril de 2024, Angra tem registrado chuvas abaixo da média esperada, devido à estiagem, o abastecimento de água na cidade passou a ser realizado de forma intermitente em alguns bairros desde 25/07. Essas medidas, conhecidas como manobras, têm previsão de durar até setembro e foram implementadas para enfrentar a significativa redução dos níveis de água nas barragens de captação.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias