O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), implantou na sede do Parque Estadual (Cunhambebe), em Mangaratiba, um moderno meliponário com várias espécies de abelhas nativas sem ferrão, com o intuito de promover a educação ambiental e fomentar a manutenção da biodiversidade através da preservação destes polinizadores-chave.
As abelhas nativas sem ferrão, são um grupo abelhas conhecidas como meliponídeos, na verdade elas até têm o ferrão, mas ele é atrofiado e não funcional, tornando-as mais dóceis e seguras para a aproximação, ao contrário das abelhas com o ferrão.
As abelhas nativas são polinizadoras-chave para a reprodução de muitas espécies de plantas, incluindo aquelas de valor econômico, como as culturas agrícolas. De acordo com o gestor do PEC, Ivan Cobra, o objetivo do projeto com o meliponário é promover a conscientização, a preservação das abelhas nativas, visando à valorização desses polinizadores e à adoção de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
“Além das vantagens ecológicas e serviços ambientais, é possível tirar proveito econômico dessa iniciativa. A venda de colmeias e a fabricação de produtos também podem ser uma excelente fonte de renda, especialmente para pequenos produtores. Preservação da fauna e flora e ferramenta de educação ambiental para alunos de escola e visitantes”, explicou.