Salve, São João Marcos! Em 28/09 o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, vai promover a ‘Festa do Padroeiro’ a fim de reunir moradores da região e visitantes em um evento gratuito e familiar que reforça as tradições locais.
Conta a história que o primeiro povoador de São João Marcos foi João Machado Pereira que se estabeleceu em 1733 e construiu uma capela dedicada ao santo em 1739.
O evento começa às 10h com a performance artística ‘Receitas da Dona Cidinha’, interpretada pela atriz e arte-educadora Thays Santos. Ainda pela manhã, haverá a mostra pedagógica do Parque Escola, uma apresentação dos trabalhos realizados durante o primeiro semestre de 2024, no âmbito da ação Parque Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro-RJ e as escolas da rede pública, além da abertura da exposição ‘Cenas da Memória 2’, produzida pela artista-residente do Parque, Mariane Alves, com a técnica do estêncil.
Na Cinegaleria, destaque para um momento muito especial: o lançamento dos primeiros episódios da série documental ‘O Parque’, que fala um pouco dos bastidores do processo de criação e de construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Na sequência, haverá um bate-papo com os realizadores da produção audiovisual, uma parceria MM Studio e Brasilis Produções e Consultoria.
Depois do almoço no Quiosque São João Marcos, será a hora da visita pelas ruínas acompanhada do Cortejo para o Padroeiro com a Folia de Reis João Alves e Filho, de Lídice (distrito de Rio Claro), valorizando essa bonita e tradicional manifestação da cultura brasileira.