O publicitário Washington Olivetto morreu, no domingo (13/10), aos 73 anos, após ficar quatro meses internado depois de uma cirugia. Ele estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.
Conhecido como um gênio da publicidade, Olivetto conquistou mais de 40 prêmios no festival de publicidade Cannes Lions. Entre suas peças de publicidade mais famosas estão a campanha meu primeiro sutiã, para a Valisère, em 1987, e a personagem Garoto Bombril, que ficou no ar de 1978 a 2004.
Ele foi um dos fundadores da agência de publicidade W/Brasil, que ganhou fama pela música homônima de Jorge Ben Jor. Olivetto também foi citado na música Engenho de Dentro, do mesmo artista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva frisou, em uma nota de pesar, que Olivetto foi vice-presidente do Corinthians, ajudando a fundar a Democracia Corinthiana ao lado de grandes nomes como Sócrates e Casagrande, durante a ditadura militar. “Meus sentimentos à família, amigos, colegas de profissão e admiradores”.
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) divulgou uma nota lamentando o falecimento do ícone da publicidade. “Lamenta o falecimento do publicitário paulista Washington Olivetto, um dos principais profissionais do mercado nacional, com reconhecimento internacional. Washington teve carreira decisiva para levar o nome da publicidade brasileira ao exterior e à memória de todos os brasileiros. Com campanhas inesquecíveis, como “Primeiro sutiã”, para a Valisère, “Hitler”, para a Folha de S. Paulo, ele conquistou lugar na lista dos 100 maiores comerciais da história. Com a W/Brasil, o publicitário foi o criador do “garoto Bombril”, personagem inesquecível de Carlos Moreno, dentre tantas outras que entraram para a cultura popular. Washington era um ser humano incrível, inspirou gerações e estará eternamente em nossas melhores memórias. Muito obrigada, Washington.