Foram identificados os dois trabalhadores que morreram num acidente no Terminal de Transpetro de Angra dos Reis (Tebig), no acidente ocorrido na quarta-feira (27). Os mortos são Herbert Félix Martins, de 21 anos, e Diego Nazareth, de 38 anos. Um terceiro funcionário de 55 anos, cuja identificação não foi informada, ficou ferido e está internado numa unidade de saúde da cidade. Segundo a prefeitura, após passar por cirurgia, o paciente segue estável no setor de ortopedia do Hospital Municipal da Japuíba.
Segundo o Sindicato dos Petroleiros, todos são funcionários terceirizados da empresa Olicampo. No momento do acidente, eles realizavam a troca de uma passarela de concreto, já sem condições de uso, localizada acima de um reator. A passarela contava com uma estrutura metálica que estava sendo removida quando ruiu, provocando a tragédia fatal.
O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) divulgou nota em que se solidariza com as famílias dos trabalhadores mortos e com o funcionário ferido, e diz que destacou diretores e advogados para acompanhar a situação.
De acordo com o Sindipetro-RJ, foram feitas denúncias de sucateamento e precarização da unidade.
A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), em protesto de comum acordo, resolveram suspender as negociações do dia 27, no período da tarde, com o RH da Petrobras, que iriam tratar sobre o Programa por Reconhecimento de Desempenho (PRD), ainda no âmbito das negociações a respeito de remuneração variável.
Os petroleiros estão marcando um ato nacional para esta sexta-feira (29), para chamar a atenção das condições de trabalho e segurança dos funcionários no setor de Óleo e Gás.