spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Angra dos Reis reinaugura colégio indígena estadual

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nesta sexta-feira (29), Angra dos Reis, na Costa Verde reinaugurou o Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda que passou por reformas e que trás nodidades para o ano de 2025. Agora a unidade irá oferecer uma educação ainda melhor para os povos originários com Ensino Médio Regular, uma demanda antiga da comunidade.

A reinauguração contou com muita danças, pinturas, artesanatos e muita tradição, celebrada pelo povo indígena da aldeia Sapukai, etnia Guarani Mbyá.

O colégio, que fica no bairro de Bracuí, e conta com professores indígenas e não indígenas, chamados pelos guaranis como “juruás”, a unidade já atende cerca de 140 alunos do Ensino Fundamental e do Magistério Indígena, em aulas que acontecem em português e em guarani mbyá, língua local.

Um dos primeiros a construir o antigo colégio comunitário, há cerca de 37 anos, a liderança indígena da aldeia, Lucas Benite, representando o cacique Algemiro, que estava em outro compromisso, lembrou as dificuldades para levar um pouco de educação para Sapukai e como as coisas melhoraram quando o espaço passou a ser administrado pelo Governo do Estado e avanços foram iniciados. Falando primeiro em língua guarani, Lucas repetiu sua fala em português para os demais.

Nós fizemos tudo sem ter um engenheiro ou profissional, carregamos tijolos, areia e cimento pra cá, tudo pensando em fazer uma escola, mas na época, nem eu entendia o valor e o que era a educação diferenciada, hoje eu vejo o resultado daquele tempo. Aqui, a gente conversa em nossa língua, mas queremos que os nossos filhos e os nossos netos estudem e alcancem seus objetivos também. Nossas crianças e adolescentes têm os mesmos direitos que as da cidade. Eles precisam sonhar e precisam realizar. Por isso, estamos muito felizes com a escola. Aqui é povo Guarani!

Lucas Benite

A reforma da estrutura inclui um campo para atividades esportivas, salas de aula, refeitório e novos pavilhões. Além disso, também tiveram as novidades pedagógicas, a unidade recebeu diversos equipamentos para prática esportiva, incluindo tatames e kimonos para a prática de jiu-jitsu, um incentivo ao projeto que acontece na escola em parceria com o 33º Batalhão de Polícia Militar (Angra dos Reis).

A revitalização do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda reforça o compromisso do Governo do Estado e da Secretária de Estado de Educação com a preservação da cultura indígena e com a oferta de uma educação de qualidade. Desta forma, a Seeduc busca promover a igualdade e o respeito, dando aos jovens de todo o estado as ferramentas necessárias para que possam construir seu futuro e contribuir para uma sociedade mais justa e mais diversa.

spot_imgspot_img

Últimas noticias