Para fortalecer ainda mais a saúde pública de Angra dos Reis, o Hospital e Maternidade de Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) ampliou sua estrutura com a entrega de novos espaços.
Agora, além de atender gestantes, a unidade também conta com um setor totalmente voltado para a saúde feminina, o Hospital da Mulher, com um novo centro cirúrgico, enfermarias e salas ambulatoriais.
“O HMAR vem se consolidando como uma importante referência em toda a região, oferecendo serviços especializados na saúde feminina, sempre com um tratamento humanizado e acolhedor. Com os serviços voltados para todas as mulheres, não apenas para gestantes, continuaremos oferecendo um atendimento de qualidade, promovendo bem-estar e assistência médica para as mulheres de Angra dos Reis e cidades vizinhas”, afirmou Patrícia Neves, diretora-executiva do HMAR.
O Hospital da Mulher, no HMAR, conta com três mesas para procedimentos nos novos centros cirúrgicos, além de modernos equipamentos, como aparelhos de vídeo-histeroscopia, utilizados na avaliação da cavidade uterina, e um raio-X portátil. As enfermarias inicialmente acolherão gestantes e puérperas e, futuramente, também serão destinadas a cirurgias pediátricas e internações eletivas na área de pediatria.
A estrutura inclui também três aparelhos de ultrassom, sendo um com tecnologia 4D para exames mais precisos, ofertando mais cirurgias ginecológicas, pediátricas e histeroscopia cirúrgica.
A unidade foi equipada com um sistema de monitoramento para acompanhamento dos parâmetros das pacientes cirúrgico-ginecológicas e dispõe de ar-condicionado central, para maior conforto e segurança durante o atendimento.
O ambulatório, além de oferecer consultas ginecológicas e atendimento em histeroscopia, passará a contar, em breve, com serviços de mastologia, ultrassonografia de mama, biópsia de mama e consultas de pediatria cirúrgica.
HMAR
O HMAR é uma unidade de assistência hospitalar especializada no atendimento materno-infantil, sendo referência como maternidade de alto risco na região da Baía da Ilha Grande. Desde sua inauguração, em março de 2022, a unidade já registrou mais de 4.700 nascimentos e 43.000 atendimentos.