LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

PROSUB: Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira no Complexo Naval de Itaguaí já está em funcionamento

spot_imgspot_img

Mais lidas

Já está em funcionamento o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), da Marinha do Brasil (MB).

Segundo a força, a nova estrutura terá um papel estratégico para garantir a manutenção e o aprestamento dos meios navais, especialmente submarinos, e prover facilidades portuárias aos meios navais da MB, a fim de contribuir com os objetivos estratégicos da Força. Criado para modernizar e fortalecer a frota de submarinos do País, o EMIM é uma das entregas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Novo PAC do Governo Federal.

“O Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira foi idealizado para abrigar facilidades industriais que, após a construção dos Submarinos Classe Riachuelo, permitissem a realização das rotinas de manutenção planejadas e corretivas nos sistemas da plataforma desses meios, e sua existência está alinhada à nova governança da manutenção na Marinha, incorporando importante estrutura própria para manutenção no Complexo Naval de Itaguaí, e ampliando o apoio necessário para garantir níveis de operacionalidade planejados”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.

Submarino Tonelero, o terceiro navio de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Divulgação MB

O Capitão de Fragata (Engenheiro Naval) Charles Fernandes da Silva foi nomeado como o primeiro Diretor do estaleiro, numa cerimônia do dia 17. Em seu discurso, ele destacou a relevância da nova instituição para a Marinha. “O EMIM será fundamental na garantia de um ciclo de vida adequado para nossos submarinos. Nossas atribuições se estenderão desde o gerenciamento e fiscalização de serviços externos até a atuação direta nas rotinas de manutenção, planejadas e corretivas, sempre nos valendo da moderna infraestrutura industrial disponível no Complexo Naval de Itaguaí. Assim, este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do Poder Naval, aumentando a capacidade da Marinha para prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania”.

Assinatura do Termo de Ativação pelas autoridades militares – Imagem: Terceiro-Sargento SC Jéssica Rosa Fonte: Agência Marinha de Notícias

Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Ativação, documento que formaliza o início das operações do EMIM, estabelecendo sua estrutura organizacional e diretrizes de funcionamento. Ainda, foi descerrada uma placa comemorativa, simbolizando a inauguração oficial das instalações.

spot_imgspot_img

Últimas noticias