Neste domingo (30) o trabalho da Guarda Municipal de Mangaratiba foi muito além de cuidar do patrimônio público da cidade e realizar patrulhamentos preventivos. Atendendo a um chamado de emergência, quatro agentes salvaram a vida de um morador de Itacuruçá. O jovem Yuri Assis foi salvo graças a aplicação de uma manobra de primeiros socorros.
Segundo os GCMs envolvidos na ação, Samuel Duarte Neto, Fabiano Maia, Luciano da Conceição e Leandro Couto, eles estavam em patrulhamento quando foram acionados por uma moradora pedindo ajuda, pois seu filho estava engasgado e desfalecendo. De imediato, a guarnição foi até a casa do jovem e realizou a Manobra de Heimlich. O procedimento, que libera as vias aéreas, foi essencial para salvar a vida dele.
Após o socorro, o jovem foi levado para exames complementares na UBS do distrito e já está se recuperando em casa.
A mãe de Yuri, Elisabeth de Assis, fez questão de agradecer pelo pronto atendimento da GM. “Eles salvaram a vida do meu filho”, disse.
Vale lembrar que a Guarda Municipal de Mangaratiba passa por capacitações periódicas a fim garantir que os agentes sempre estejam preparados para agir em situações adversas ou de emergência.
Também participaram do socorro os GCMs Antônio Castro, Jonathan de Andrade, Diogo Cézar Fiorani, Vânia Silva e Fábio Custódio.
Sobre a Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros essencial para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo, podendo salvar vidas. Consiste na aplicação de pressão na região superior do abdômen para expelir o corpo estranho e restabelecer a respiração.
Diante do risco de asfixia, é fundamental que agentes e servidores públicos sejam treinados para aplicá-la corretamente. Profissionais como guardas municipais, policiais, professores e atendentes de espaços públicos podem agir rapidamente em emergências.