Na quarta-feira (2) o município de São Gonçalo (RJ) sediou a segunda edição do Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses, evento gratuito promovido pela Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro). O encontro acontece no Cinema Cinépolis do São Gonçalo Shopping e reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e privados, autoridades e acadêmicos para debater o potencial da Economia Azul como estratégia de desenvolvimento local.
Dentre os convidados estavam o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, Contra -Almirante da reserva da MB e Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Porto Sudeste.

Eles debateram as possibilidades dos investimentos na área da Baia de Sepetiba.
O seminário teve como foco o debate visando soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, ambiental, social e econômico das áreas com bacias e baías fluminenses, incluindo a criação de oportunidades de emprego e renda nos territórios marítimos fluminenses através do fomento a setores como pesca, turismo, setor naval e outros.
Ao todo, foram desenvolvidos seis painéis: Baía de Guanabara e seus Potenciais Socioeconômicos Sustentáveis; Baía de Sepetiba, Governança Recuperar para Renascer; Costa do Sol e seus Encantos, da Gastronomia ao Turismo; Baía da Ilha Grande: o Santuário da Biodiversidade Fluminense; Bacia de Campos, a Bacia das Energias; e Os Clusters do Mar como Estratégia de Desenvolvimento Local.
O seminário foi promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e contou com a presença de especialistas, empresários, gestores públicos e privados, além de autoridades e acadêmicos para debater o potencial da economia azul como estratégia de desenvolvimento econômico. O evento teve apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, do Sebrae, da ABEEMAR, CACB, Unisuam e patrocínio da Caixa, Governo Federal, Sescoop- RJ, Fecomércio, Codin, Porto do Sudeste, Br Marinas, Agerio e Assim Saúde. O evento recebeu o certificado Carbono Zero.
Declaração do presidente da FACERJ – Roberto Carneiro