Nesta quarta-feira (16), policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizam uma operação contra um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, na capital, na Baixada Fluminense e na Costa Verde. Também foi autorizado o bloqueio de R$ 500 mil dos envolvidos.
De acordo com a investigação, a quadrilha possuía acesso a dados das vítimas e, para aplicar os golpes, os criminosos ludibriavam as vítimas, afirmando que a operação seria necessária para quitar um contrato anterior, com supostas condições mais vantajosas. Eles convenciam as vítimas a fazer a transferência integral do novo empréstimo para conta de terceiros, com a falsa alegação que as dívidas anteriores estavam quitadas. As pessoas só descobriam do golpe no mês seguinte, quando a parcela do empréstimo era cobrada.
Quatro vítimas procuraram a Polícia Civil, mas a suspeita é de que mais pessoas possam ter sido alvos do grupo. Além dos cumprimentos de mandados no Rio, Queimados, Nova Iguaçu e Angra dos Reis, foram deferidos pedidos para bloqueio de contas e quebra de sigilo de dados dos investigados.