A secretária de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, Marlene Ponciano, participou de uma reunião estratégica com o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), realizada na sexta-feira, 1º de agosto, na cidade histórica do Sul Fluminense.
O encontro teve como principal objetivo alinhar ações entre o município e o Governo Federal para o fortalecimento das políticas culturais em Angra dos Reis, especialmente no que diz respeito à efetiva aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Marlene esteve acompanhada do secretário de Comunicação de Angra, William Gama, e reforçou o compromisso da gestão do prefeito Cláudio Ferreti em garantir que os recursos destinados à cultura cheguem à população. Também participaram da agenda o assessor especial do MinC, Fabrício Antenor, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e a coordenadora do PNCC na Região Sudeste, Fernanda Camargo.
Desde que assumiu o comando da pasta, em 10 de junho, Marlene tem concentrado esforços na reestruturação da secretaria e na retomada do diálogo com o Governo Federal. A participação na FLIP representa mais um passo nesse processo de reconstrução institucional.
— A presença do Ministério da Cultura na FLIP e a oportunidade de diálogo direto foram fundamentais para reafirmarmos o interesse de Angra em seguir alinhada às diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. Estamos mobilizando todas as frentes para assegurar os investimentos que a cultura angrense merece — afirmou a secretária.
Durante a reunião, o ministro em exercício destacou que o momento é de reconstrução de pontes e que o foco do MinC é garantir que as políticas culturais estejam presentes em todos os territórios do país.