Nesta sexta-feira (15), o Colégio Naval de Angra dos Reis, na Costa Verde, comemorou seus 74 anos de fundação com uma cerimônia solene realizada em sua sede, na Enseada Batista das Neves.
O evento reuniu o prefeito da cidade, Cláudio Ferreti, autoridades civis e militares, além de familiares dos alunos. Também estiveram presentes o diretor de Ensino da Marinha, vice-almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, e o comandante do Colégio Naval, capitão de mar e guerra José Fernando Barboza.
A celebração contou com a execução do Hino Nacional, do Hino do Colégio Naval, do Hino à Bandeira e da Canção do Cisne Branco, seguida do desfile dos oficiais e ao final, foi servido um coquetel aos convidados.
“É impossível falar do Colégio Naval sem lembrar da forte ligação com a cidade de Angra. A presença da Marinha do Brasil no município remonta a 1914, muito antes da criação do Colégio, em 1951. É uma alegria dividir essa celebração com toda a população angrense. Parabéns ao Colégio Naval, que tanto nos orgulha”, destacou o prefeito Claudio Ferreti.

Sua história
Criado em 1949 e instalado em Angra dos Reis em 15 de agosto de 1951, o Colégio Naval, conhecido como “Esperança da Armada”, tem a missão de preparar jovens para o Corpo de Aspirantes da Escola Naval. A instituição oferece ensino de nível médio integrado à formação profissional-naval, aliando disciplinas acadêmicas a instrução militar, intensa prática esportiva e a transmissão dos valores da Marinha.
Ao longo de sua história, a instituição preserva a tradição e o ideal de oferecer aos futuros oficiais uma formação integral, unindo preparo físico, intelectual e moral.