O município de Angra dos Reis, na Costa Verde, se destacou no Connected Smart Cities 2025, principal estudo sobre cidades inteligentes do país, ao conquistar quatro reconhecimentos inéditos. O município alcançou o 1º lugar nacional no eixo de Habitação e Planejamento Urbano e recebeu ainda os selos de Cidade Inteligente, Ecossistema de Inovação e Destaque Geral, este último por estar entre as dez cidades que mais evoluíram no levantamento.
O avanço foi expressivo: Angra subiu para a 40ª posição no ranking geral entre mais de 5.500 municípios, depois de sequer figurar entre as 100 primeiras colocadas na edição anterior.
O topo em Habitação e Planejamento Urbano foi resultado da boa avaliação em indicadores como oferta de áreas verdes, infraestrutura de drenagem, investimentos em manutenção urbana, uso de pavimentos sustentáveis e número de pessoas em situação de rua por 100 mil habitantes.
Com o Selo Cidade Inteligente, Angra foi reconhecida pela integração de políticas públicas inovadoras e parcerias público-privadas. Já o Selo de Ecossistema de Inovação destacou o fortalecimento de iniciativas locais em ciência, tecnologia e empreendedorismo, em especial o Parque Tecnológico do Mar.
“Esse reconhecimento confirma o momento de transformação vivido por Angra dos Reis, que vem investindo em projetos estruturantes e soluções inteligentes voltadas para o desenvolvimento e valorização da qualidade de vida”, afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
O Connected Smart Cities reúne especialistas, gestores e representantes do setor privado para mapear os municípios mais promissores em inovação e urbanismo.
“Estar entre as cidades que mais evoluíram é fruto de planejamento, inovação e empenho de cada secretaria em transformar Angra em uma cidade mais eficiente, conectada e preparada para os desafios do futuro”, destacou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.




