A Costa Verde reafirma sua força no turismo fluminense. De acordo com o Panorama Turístico, pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) durante a ABAV Expo 2025 — maior feira de turismo da América Latina —, Angra dos Reis e Paraty estão entre os destinos mais desejados pelos turistas que visitam o estado do Rio de Janeiro.
O estudo, que entrevistou 1.082 turistas entre 18 e 29 de agosto, revelou que 15,3% dos visitantes citaram Paraty e Angra dos Reis entre os locais que mais gostariam de conhecer, destacando a Costa Verde como uma das regiões mais cobiçadas do estado. O levantamento também mostra a força do turismo fluminense, que movimenta R$ 10,6 bilhões na economia estadual, gera 198 mil empregos e representa R$ 13,1 bilhões do PIB do Rio.
Com suas praias paradisíacas, ilhas, montanhas e patrimônio histórico, a Costa Verde encanta viajantes em busca de experiências autênticas e sustentáveis. O levantamento aponta que 72,7% dos turistas priorizam hospedagens com práticas ecológicas, o que reforça o potencial da região, reconhecida pelo equilíbrio entre natureza, cultura e hospitalidade.
O estudo ainda mostra que o Rio de Janeiro tem avançado na percepção de segurança: embora 37,2% dos visitantes tenham chegado com receio, 61,9% declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos após a estadia.
Com permanência média de sete dias e alto gasto em hospedagem e alimentação, os turistas consolidam a Costa Verde — especialmente Angra e Paraty — como protagonistas do turismo fluminense, combinando charme, sustentabilidade e um cenário natural entre os mais belos do país.
