LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Seminário em Mangaratiba debate soluções para desastres climáticos

spot_imgspot_img

Mais lidas

Mangaratiba sediará, neste dia 15 de outubro, a segunda edição do seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes”, iniciativa que promove o diálogo e a troca de experiências sobre os desafios e soluções frente aos impactos das mudanças climáticas no Brasil. O evento acontecerá no Portobello Resort & Safari, das 9h às 12h30, com participação de autoridades, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil.


As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas, disponíveis no site focanaestrategia.com/seminario
.

Após o sucesso da edição inaugural, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o seminário inicia agora um circuito itinerante pelas regiões hidrográficas do estado, promovendo debates locais sobre prevenção, adaptação e resiliência climática.
Mangaratiba foi escolhida por integrar a Região Hidrográfica I – Baía da Ilha Grande, área que enfrenta desafios recorrentes como enchentes, deslizamentos, ocupação costeira e a necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos e florestais.

Entre os confirmados para a abertura estão o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o presidente do INEA, Renato Jordão; os prefeitos de Mangaratiba, Luiz Cláudio Ribeiro; Angra dos Reis, Cláudio Ferreti; Paraty, Zezé Porto; e São Sebastião (SP), Reinaldo Alves Moreira Filho, que compartilhará a experiência de gestão após a tragédia ocorrida em 2023.

“As mudanças climáticas já são uma realidade. É a chuva que invade casas, o deslizamento que destrói vidas. Precisamos criar uma cultura permanente de prevenção e resiliência no Rio de Janeiro”, destacou Bernardo Rossi, secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade.

O evento contará ainda com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Baía da Ilha Grande e do Guandu-RJ, além das Defesas Civis de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e São Sebastião.

Programação

08h00 – Credenciamento


09h00 – Abertura oficial
Com participação de Bernardo Rossi (SEAS-RJ), Luiz Cláudio Ribeiro (Prefeito de Mangaratiba), Cláudio Ferreti (Prefeito de Angra dos Reis), Zezé Porto (Prefeito de Paraty), Reinaldo Alves Moreira Filho (Prefeito de São Sebastião – SP) e Renato Jordão (Presidente do INEA).

09h30 – Painel “Políticas públicas em execução no Estado do Rio de Janeiro”
Com Bernardo Rossi (SEAS-RJ).

10h00 – Painel “O que aprendemos?” – Ações corretivas e preventivas após desastres
Com os prefeitos de São Sebastião, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

10h30 – Painel “Cidades Resilientes e a Gestão de Riscos”
Com Natacha Kede, Joanna Martins, Elton Luis da Silva Abel, Ana Asti e Silvia Marie Ikemoto.

11h30 – Painel “Gestão de Riscos de Desastres – Atuação das Defesas Civis”
Com o coronel Kempers e os secretários e coordenadores de Defesa Civil dos municípios participantes.

12h30 – Almoço de encerramento

O seminário é gratuito e voltado para gestores públicos, lideranças comunitárias, estudantes e pesquisadores. A organização é do consultor Orlando Thomé.

Serviço


Evento: Seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes” – 2ª edição
Local: Portobello Resort & Safari – Rodovia Rio-Santos, km 434, Mangaratiba (RJ)
Data: 15 de outubro de 2025
Horário: 8h às 12h30
Inscrições: https://focanaestrategia.com/seminario/

Vagas limitadas

spot_imgspot_img

Últimas noticias