A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mangaratiba realizou uma operação intensiva na quinta-feira (16) para fiscalizar depósitos e comércios de bebidas alcoólicas. A ação, feita em parceria com o Ministério da Saúde, foi intensificada devido ao aumento de casos de contaminação por metanol registrados em outros estados do país.
As equipes percorreram diversos pontos do município com o objetivo de verificar a procedência e a qualidade dos produtos que estão sendo comercializados, protegendo a saúde pública e coibindo a venda de bebidas irregulares.

Durante as inspeções, os fiscais conferiram:
Validade das bebidas.
Integridade dos lacres.
Cor e consistência dos líquidos.
Além disso, os estabelecimentos tiveram que apresentar as notas fiscais e as licenças sanitárias para comprovar a legalidade e a origem dos produtos.
Bebidas Descartadas e Interdição
A operação resultou no descarte de dezenas de bebidas fora da validade. Multas foram aplicadas em locais que apresentavam produtos vencidos ou funcionavam sem a licença sanitária obrigatória.
Um dos estabelecimentos fiscalizados foi interditado após se recusar a descartar bebidas abertas que foram encontradas no local, representando um risco direto à saúde dos consumidores.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Ordem Pública e faz parte de um plano para prevenir riscos e coibir a comercialização de produtos adulterados. Novas fiscalizações estão sendo programadas para breve em outras áreas de Mangaratiba.
