A Cedae vai iniciar, a partir de 2026, um pacote de investimentos superior a R$ 1,5 bilhão para ampliar e universalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em oito municípios do estado do Rio de Janeiro. Entre eles está Mangaratiba, na Costa Verde, que receberá um volume expressivo de obras e melhorias.
Os investimentos fazem parte dos novos termos aditivos dos contratos firmados entre 2024 e 2025, com validade até 2048, e contemplam também Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaperuna, Laje do Muriaé, Santa Maria Madalena, Sapucaia e Varre-Sai. A meta é alcançar 99% de cobertura de água e 90% de coleta de esgoto até 2033. Em todos os municípios, a Cedae passará a implantar sistemas de esgotamento sanitário, incluindo redes coletoras e estações de tratamento.
Em Mangaratiba, os investimentos somam cerca de R$ 399,8 milhões, com prioridade para os primeiros dez anos do contrato. As obras incluem novos sistemas de abastecimento de água, ampliação e substituição de redes e a implantação do sistema de esgotamento sanitário nos distritos de Mangaratiba (sede), Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Muriqui/Praia Grande e São João Marcos. Algumas intervenções já estão em andamento, como a instalação de sistemas de captação em tempo seco para reduzir impactos ambientais.
O pacote de investimentos marca uma nova fase da Cedae, com foco na ampliação do saneamento básico, melhoria da qualidade dos serviços e mais qualidade de vida para a população, especialmente em regiões estratégicas como a Costa Verde.





