LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Angra inicia Carnaval 2026 com Barracão do Samba e eleição das rainhas

spot_imgspot_img

Mais lidas

Angra dos Reis deu início oficial ao Carnaval 2026 na noite de sexta-feira (6), com a abertura do Barracão do Samba, realizada na Praia do Anil. O evento marcou a largada da folia na cidade e celebrou a cultura popular, a tradição carnavalesca e a diversidade, em uma noite de muita música, festa e emoção.

A programação começou com o DJ Transtornado, que animou o público e preparou o clima para os momentos mais aguardados da noite. Em seguida, o vice-prefeito Rubinho Metalúrgico realizou a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei do Carnaval, representado por José Augusto, figura folclórica e bastante conhecida em Angra dos Reis, à frente do tradicional Bloco do Reizinho.

— Desejo que seja um carnaval de alegria, paz e união, sem violência, com respeito às mulheres e às mulheres trans. O mais importante é sempre respeitar uns aos outros — destacou o vice-prefeito Rubinho Metalúrgico.

Na sequência, Nany People e Maykon Renan comandaram o concurso que elegeu a Rainha e a Rainha LGBTQIAPN+ do Carnaval 2026. Maria Eduarda Costa, representante dos blocos do Reizinho e Balneário, foi coroada Rainha do Carnaval. A 1ª princesa foi Cíntia Xavier, do bloco Quarta Sem Lei, e a 2ª princesa, Helen Azevedo, do Bloco da Carioca.

— Não sei explicar a emoção de ganhar esse concurso representando o Reizinho. Já nem sei mais o que é a Maria Eduarda sem o Reizinho. Convido todos a participarem do carnaval de Angra, que é o mais feliz e tranquilo do sul do estado — afirmou Maria Eduarda, que participou da disputa pela primeira vez.

No concurso LGBTQIAPN+, a vencedora foi Jéssica Lins, do bloco Ki Merda é Essa, eleita rainha pela terceira vez. Ela vai reinar ao lado da 1ª princesa Gabriele Muniz, do Piranhas do Frade, e da 2ª princesa Periquito, do Unidos da Porteira.

— Estou muito feliz por ganhar mais uma vez. Espero dias de muita folia, vou sambar e sair em todos os blocos. Agora é só se jogar e aproveitar o carnaval em Angra dos Reis — comemorou a Rainha LGBTQIAPN+.

Entre os critérios avaliados pelos jurados estiveram samba no pé, simpatia e carisma. As eleitas terão a missão de acompanhar e abrilhantar os desfiles dos blocos durante a folia. Como premiação, receberam troféus, flores, faixas e um valor em dinheiro.

Encerrando a noite em clima de celebração, o grupo Samba Di Garota subiu ao palco com um repertório de clássicos da música brasileira em ritmo de samba, colocando o público para cantar e dançar.

— Essa foi apenas a abertura de um carnaval preparado com muito carinho. A partir de quarta-feira, a cidade entra de vez na folia, com uma programação oficial que conta com cerca de 80 blocos espalhados por diversos bairros. Convidamos todos a prestigiar, brincar com alegria, respeito e segurança e viver o carnaval que é a cara de Angra: diverso, cultural e cheio de energia — destacou a secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano.

Nany People / Foto: Daniel Silva PMAR
spot_imgspot_img

Últimas noticias