Em função da baixa procura, Prefeitura descentraliza ações do Centro de Triagem para Atenção Básica
O Centro de Triagem da Prefeitura de Itaguaí, unidade que durante a pico da pandemia funcionava 24 horas e exclusivamente para atender casos suspeitos da covid-19, terá suas atividades descentralizadas a partir de 1º de junho.
A medida se deu em virtude da baixa procura por atendimentos no local, e em função da diminuição dos casos da covid-19, graças às medidas adotadas na cidade para combater o coronavírus.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, confirma que o serviço continuará sendo prestado. Nesse caso, o fluxo de atendimento para testagem da covid vai acontecer na UPA e nas UBSs e ESFs.
“Que fique bem claro: nós não vamos acabar com os serviços do Centro de Triagem, apenas estamos descentralizando os atendimentos para melhorar o acesso a quem precisar, só que nos bairros”, informa o secretário.
O paciente com sintomas deverá procurar atendimento mais próximo à sua casa.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o mapa de risco do município permanece por dois meses consecutivos com bandeira amarela, ou seja, risco baixo.
Dois anos
O Centro de Triagem foi inaugurado em 2020. Seu funcionamento contou com uma equipe multidisciplinar que esteve à disposição dos itaguaienses, entre eles, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiro plantonista, enfermeiro de rotina, recepcionistas, equipe administrativa, serviços gerais e zeladoria.