O delegado e ex-secretário de Estado de Polícia Civil Allan Turnowski foi preso nesta sexta (09). De acordo com o Grupo de Atuação de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), ele foi preso por organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho.
As investigações apontam que Turnowski recebia propina do jogo do bicho. O delegado também estaria envolvido em um plano para assassinar o bicheiro Rogério Andrade.
A prisão do ex-secretário acontece em meio às investigações – que seguem – sobre o delegado Maurício Demétrio. O delegado está preso desde o ano passado sob a acusação de corrupção. Maurício também investigado por forjar operações visando incriminar adversários, além de ter participação na morte do contraventor.
Allan Turnowski foi Chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011 e deixou o comando da corporação após uma investigação da Polícia Federal acerca de um suposto vazamento de uma operação – caso que foi arquivado por falta de provas.
Em 2020, voltou a comandar a Polícia Civil – já com status de secretaria de estado – e deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PL (mesmo partido do governador Cláudio Castro).