A linha Centro x Jacuecanga recebe, na próxima segunda (12), um ônibus elétrico. O veículo circulará na linha pelo período de 30 dias, de segunda a sábado, com horários extras no itinerário. O veículo de teste fará parte da frota que deverá nos próximos dois anos ser de 80% de ônibus elétricos.
A ideia da Prefeitura de Angra dos Reis é possível avaliar como o veículo irá se comportar diante de diferentes características geográficas da cidade. “Após o período de testes, será aberta uma consulta pública por 30 dias e em seguida ocorrerá uma audiência pública”, disse o secretário de Planejamento, André Pimenta.
“Dois meses depois, se tudo acontecer conforme o previsto, acontecerá a licitação para a aquisição dos ônibus por parte da empresa que ganhar o certame”, completou Pimenta.
O ônibus elétrico, além de ser um veículo não-poluente, tem autonomia de bateria de 250 km e deve garantir mais conforto aos passageiros por não emitir ruídos e contar com acessibilidade, ar-condicionado e internet.
André comentou, ainda, que o objetivo é ter ônibus elétricos operando de maneira regular na cidade no 1º semestre de 2023 os ônibus elétricos comecem a operar de maneira regular em Angra. A intenção é chegar a uma frota de 100%, mas o projeto inicial engloba 80% da frota do transporte público municipal.
“Angra dos Reis está passando por uma transformação digital e que nos próximos dois anos vai impactar a economia, empregabilidade, sustentabilidade, atingindo positivamente a vida das pessoas que moram aqui ou das que visitam o município”, concluiu André.
*com informações do Jornal O Dia