Agentes de controle de endemias de Angra dos Reis vistoriaram imóveis de todas as regiões da cidade na semana passada a fim de medir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O resultado será divulgado nos próximos dias em mais um levantamento rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito nas áreas urbanas do município.
A atividade ocorreu em quatro dias em áreas previamente selecionadas. A quantificação da infestação de mosquitos se dá pelo Índice de Infestação Predial (IIP), que utiliza a proporção entre imóveis vistoriados e imóveis com larvas de mosquito. O índice obtido no levantamento guiará o trabalho da Coordenação de Vigilância Ambiental nos próximos meses, antevendo a chegada do verão, época em que a infestação do mosquito costuma aumentar.
Vários profissionais participaram da ação, que também contou com o papel importantíssimo da população, recebendo os profissionais de forma gentil e entendendo a importância da vistoria.
O último levantamento do LIRAa foi realizado no final de junho. Nele, foram pesquisados 3.727 imóveis, identificando larvas de Aedes aegypti em 50 deles. O IIP obtido foi de 13 residências em mil com formas imaturas de vetor, nível que é classificado como de alerta.