Neste fim de semana, o projeto CIRCOLAR estará encerrando suas atividades em 2022.
O projeto estará com o espetáculo de arte circense, oficina de danças tradicionais e roda de conversa para a festa de encerramento do projeto Ativação Cultural Itaguaí.
A festa acontece no sábado (3), às 10h, na Praça dos Prédios, no bairro Vila Margarida, em Itaguaí.
Durante a tarde, as atividades acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mangaratiba, na Estrada São João Marcos e contará com participação especial do grupo Gigantes de Mangaratiba.
No dia seguinte, domingo (4), o grupo irá se apresentar na Comunidade Rural do Assentamento da Serra do Matoso, entre os municípios de Piraí e Rio Claro, da 9h às 12h, com programação gratuita.
O CIRCOLAR tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais (quilombolas, rurais e caiçaras) e desenvolver a conscientização da preservação ambiental e patrimonial através do entretenimento.
“O nosso trabalho é buscar o fortalecimento da identidade, da autoestima, de cada fazedor de cultura daquele local, valorizando tudo que produzem em sua comunidade. O mundo atual está muito desligado, está próximo e distante ao mesmo tempo, da vida comunitária. Não se sabe a característica de uma comunidade que tem uma cultura muito tradicional, transmitida de geração em geração, como é o caso das comunidades rurais que trabalham com casas de farinha, produção de doces típicos, através de suas plantações e colheitas. E algumas comunidades desconhecem essas atividades, o peixe está na mesa mas não sabe como ele chegou até ali, por exemplo. É importante levar para a cidade essa vida na comunidade e até, quem sabe, despertar o turismo na região. Esse conhecimento, esse intercâmbio, é muito necessário”, explica a historiadora e consultora de Patrimônio do projeto CIRCOLAR, Mirian Bondim.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes