A rede de ensino de Itaguaí passou adotar a educação climática em salas de aula. A Escola Municipal Jorge Flores da Silva, no bairro Jardim Weda, conquistou o selo “Escolas Pelo Clima” por conta da criação de um projeto que reduz a emissão de gases do efeito estufa. A unidade de ensino do município foi considerada uma das 35 instituições que se destacaram pelo movimento neste ano.
Na prática, os alunos desenvolveram ações de coleta seletiva de resíduos sólidos e descarte adequado na comunidade que a escola está localizada. O projeto escolar tem como objetivo, influenciar boas práticas nos cidadãos, levando-os a mudar seus hábitos na hora de descartar lixo.
Organizado pela Reconectta e pelo Movimento Escolas Pelo Clima, o selo “Escolas Pelo Clima” reconhece iniciativas educacionais que buscam soluções para a crise climática.
“Saber que há um movimento que busca estimular o interesse pelas mudanças climáticas também é fator motivador para permanecermos lutando pelo futuro do planeta. Com certeza, uma surpresa grata e positiva saber que o empenho de alunos, responsáveis e toda equipe escolar para a realização do projeto está sendo reconhecida. Receber este selo só reforça que o trabalho está no caminho certo e que não devemos parar por aqui”, conclui Flávia Soares, professora da escola.