spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_imgspot_img

Cresce a expectativa de vendas para o Natal

spot_imgspot_img

Mais lidas

Diante de um cenário otimista, lojistas e consumidores já estão com expectativas em alta.

A prova disso é que uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que a campanha de Natal deve atrair 118,7 milhões de pessoas às compras.

Já a MindMiners, em uma pesquisa para a Globo, revela que oito em cada dez brasileiros pretendem comemorar a data em 2022.

Isso mexe não só com a intenção de presentear, mas também envolve a compra de artigos de decoração, de alimentos e bebidas para uma refeição especial e até de materiais para reformar a casa.

Então, que tal saber mais sobre as principais tendências das compras do Natal 2022? Continue a leitura e descubra!

As expectativas para as compras de Natal 2022

As compras de fim de ano são sempre motivo de otimismo, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Mesmo com a queda de vendas na Black Friday, que foi impactada pelos jogos da Copa – que desviaram a atenção do consumidor -, o Natal 2022 promete resultados melhores.

Segundo a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as compras de Natal devem injetar R$66 bilhões na economia brasileira.

A pesquisa apontou, ainda, que os mais presenteados no Natal 2022 serão os serão os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%).

Em média, os consumidores pretendem comprar 4,2 presentes para algum familiar ou amigo no Natal, e o ticket médio de cada presente será de R$132.

Além disso, 40% daqueles que vão comprar presentes desejam gastar até R$100,00 por presente, ou seja, R$50 a menos do que em 2021.

E-commerce x lojas físicas: para onde irá o consumidor?

Durante a pandemia de Covid-19, o e-commerce se tornou o principal canal de compras do consumidor.

Agora, com a volta às atividades presenciais, as lojas físicas têm voltado a atrair a atenção do público.

Em 2022, 82% dos consumidores pretendem realizar compras em lojas físicas, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%).

Além disso, 50% dos entrevistados pretendem comprar os presentes pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

As categorias de destaque para as compras de Natal

Um levantamento feito pela MindMiners apontou que, em 2022, 68% do público interessado no Natal deve comprar os presentes com antecedência.

Outros 31% pretendem comprar com um mês de antecedência do dia 25 de dezembro, enquanto 37% deixarão para ir às compras apenas 15 dias antes.

Outros 31% só irão às compras na própria semana ou no domingo natalino.

Para os presentes de Natal 2022, estas são as categorias mais procuradas:

– Roupas: 56,6%

– Calçados: 37,7%

– Perfumes e cosméticos: 36,4%

– Brinquedos: 33,6%

– Acessórios: 21%

– Livros: 16,5%

– Smartphone: 12,2%

– Jogos/videogames: 11,2%

– Joias: 10,6%

– Bebidas: 10,6%

– Vale-presente: 10,1%

Quais serão os principais meios de pagamento do Natal 2022?

Na Black Friday 2022, o cartão de crédito reinou como principal meio de pagamento, mesmo com a popularidade do Pix.

Para o Natal, o cenário não será diferente, já que o cartão de crédito permite o parcelamento de compras com maior ticket médio.

De acordo com a CDL, estes serão os principais métodos de recebimento das vendas no Natal 2022:

– Cartão de crédito parcelado (45%);

– Pix (42%);

– Cartão de débito (36%);

– Dinheiro (35%).

E você, empreendedor, quais são suas expectativas para as vendas de Natal 2022?

spot_imgspot_img

Últimas noticias