A decisão do governo federal de retomar a exigência de visto para a entrada no Brasil de turistas vindos dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá não está sendo bem vista pelas entidades de turismo e empresas do setor no Brasil. Consideram que pode prejudica a retomada do turismo, após o baque sofrido com a pandemia da Covid-19.
O Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro enviou ofício à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, manifestando-se contra a decisão anunciada pelo governo de revogar medida tomada pelo Governo Jair Bolsonaro, em 2019, para estimular a vinda de turistas ao Brasil de turistas daqueles países, sem a necessidade de uma reciprocidade.
O conselho entende que, se for realmente adotada, a restrição será um retrocesso para o turismo brasileiro, dificultando ainda mais a captação de turistas internacionais. Afirma que, em vez de voltar a exigir o visto, o melhor caminho é investir em políticas públicas eficientes, com uma estratégia de promoção do turismo liderada pelo Governo Federal, com todos os estados brasileiros unidos.
O argumento do governo para voltar a exigir o visto é que não houve, de 2019 para cá um aumento expressivo de turistas dos tais países.