Um golfinho da espécie toninha foi encontrado morto neste sábado (22) na praia da Vila Residencial de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ). O animal foi descoberto por um banhista, que tentou enterrá-lo na areia, mas a cena foi filmada e compartilhada nas redes sociais.
O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Maqua/Uerj) foi acionado e levou o golfinho para o laboratório, onde passará por necropsia para descobrir a causa da morte. Encalhes de animais marinhos em praias são comuns e podem ter diversas origens, como doenças, colisões com embarcações, redes de pesca e alterações climáticas.
O Maqua/Uerj alerta que, caso algum morador ou turista encontre um golfinho morto ou encalhado, deve entrar em contato imediatamente pelo WhatsApp (21) 99784-0777 ou pelos números de telefone (21) 2334-0795, 2334-0065, 99637-8347 ou 99742-4993.
A morte do golfinho é um lembrete da importância da proteção da biodiversidade marinha e dos ecossistemas costeiros. Os golfinhos são animais essenciais para a saúde dos oceanos, ajudando a manter o equilíbrio ecológico e a saúde de outras espécies. É fundamental que medidas sejam tomadas para prevenir futuros encalhes e proteger a biodiversidade marinha da região.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais