No último sábado (27/05), aconteceu a segunda noite da Festa do Divino em Angra dos Reis e ela encantou o público com muita alegria e entusiasmo. Os espectadores chegaram cedo para desfrutar das danças folclóricas, dos artistas locais e aguardar ansiosamente pela atração principal da noite, a cantora Yasmin Santos, que quebrou recordes de público no Cais Santa Luzia.
As danças folclóricas abriram as apresentações da noite no “Império” montado no Cais Santa Luzia. Além disso, foi a vez dos Coquinhos, Lanceiros, Velhos e Marujos se apresentarem. Essas danças culturais fazem parte das atividades da festa e envolvem toda a comunidade em apresentações repletas de histórias do século passado.
Os Coquinhos representam os filhos de escravos que dançavam em homenagem ao Menino Imperador. Os Lanceiros representam a guarda pessoal do Menino Imperador. Os Velhos simbolizam os antigos escravos da terra, que homenageiam o Menino Imperador com seus movimentos simples e alegres, usando máscaras para não serem reconhecidos. Já os Marujos lembram os marinheiros da esquadra portuguesa que, segundo a lenda, tripulavam a barca que trazia o Menino Imperador. Vestidos com suas fardas, os Marujos dançam ao som de marchas e dobrados, criando diversas formações.
Após as apresentações locais, chegou a vez da cantora e compositora Yasmin Santos subir ao palco e encantar o público com seus grandes sucessos. Os fãs, que aguardavam ansiosos por esse momento, cantaram junto as músicas já conhecidas em todo o Brasil, como “Saudade nível hard” e “Ciclo Vicioso”, que foi um dos destaques da trilha sonora da novela “Pantanal”, da Globo.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais