Em Angra dos Reis, os devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que é festejada no dia 12 de outubro, poderão celebrar a devoção em várias paróquias do município, já que a data será celebrada com missas, procissões e eventos culturais nas comunidades da Gamboa do Bracuí, Ribeira, Vila Velha, Jacuecanga e Abraão.
Todos os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio. Na comunidade da Ribeira, as comemorações começaram no último domingo (8), e vão até esta quarta-feira (11), às 19h30, na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
Na quinta-feira (12), haverá procissão às 8h, seguida de missa solene às 9h30. A programação segue com almoço a partir do meio-dia, animado pela dupla Lins e Baby, além de show de prêmios e apresentação do Trio Cariri, a partir das 15h.
Em Jacuecanga, a missa solene será às 10h, na igreja de São José Operário, no Village, sendo celebrada pelo pároco Pe. Gilberto Stanisce. Logo após, acontece almoço no valor de R$20 com churrasco misto no cardápio, sorteio de brindes e música ao vivo.
Na Vila Velha as celebrações foram iniciadas na segunda-feira (9), às 19h, contando inclusive com doação de alimentos não-perecíveis. Na quinta-feira (12), a festa começa com batizado, às 8h30, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, seguido de reza do terço mariano.
Às 9h30 acontece a procissão, que sai do salão comunitário da comunidade e vai até a praia, sendo seguida por missa campal celebrada pelo pároco Frei João. Encerrando a festa, haverá almoço às 12h, com feijoada no cardápio, distribuição de bolo e show de Alan do Forró.
No Abraão, na Ilha Grande, a comunidade católica também vai homenagear Nossa Senhora Aparecida no dia 12, com procissão luminosa às 18h30, seguida de missa solene na Igreja de São Sebastião. A programação segue com almoço no sábado (14), às 12h, no mesmo local, no valor de R$25 e quermesse após a missa, às 19h.
O Secretário de Cultura e Patrimônio Andrei Lara ressalta a devoção do povo católico de Angra dos Reis à padroeira do Brasil. “Angra dos Reis é uma cidade de grandes devoções marianas e Nossa Senhora Aparecida é muito amada pelos fiéis, que não medem esforços para homenagear a padroeira do Brasil, agradecer as bênçãos alcançadas e pedir proteção. São verdadeiras demonstrações de fé e amor”, declara o secretário.