Um dia depois de comemorar 192 anos de fundação, Mangaratiba foi contemplada neste domingo, 12, com com a inauguração da Base Descentralizada do Samu e da Sala de Raio-X da Unidade Básica de Saúde, ambas no distrito de Itacuruçá, além do novo trailer do Petmóvel e do veículo que será usado no transporte de pacientes na Ilha da Gamboa.
A Base Descentralizada do SAMU irá atuar no apoio aos serviços de transporte de urgência e emergência que já funcionam em Itacuruçá e entorno. O local funcionará 24 horas por dia.
Já a nova sala de Raio-X Digital, alocada na UBS do distrito, visa facilitar os atendimentos de emergência e acelerar, não só a realização de exames de imagem na unidade, mas também, facilitar os diagnósticos médicos.
O transporte de pacientes será oferecido pelo Programa Saúde nas Ilhas. Os moradores das ilhas de Itacuruçá contarão com um veículo preparado para transportar e oferecer o primeiro atendimento aos moradores da Ilha de Itacuruçá. O veículo foi doado para o município pelo Governo do Estado.
O Petmóvel consiste em uma unidade de atendimento clínico e veterinário, que conta com um serviço de castrações de cães e gatos e que volta a ser feito de forma itinerante.
Segundo o secretário de Saúde de Mangaratiba, Dr. Mair, os novos equipamentos são uma importante conquista para o atendimento de saúde efetuado na cidade.
“A base do SAMU, a nova sala de Raio-X digital, e a ambulância para a Gamboa com certeza, vão salvar muitas vidas. Agora os moradores não precisam se deslocar até outros locais para realizarem o exame de imagem. Já a população da Gamboa será prontamente atendida pela por um serviço de atendimento de urgência, que vai atuar exclusivamente no acolhimento dos mesmos. Essa é a resposta a um trabalho sério e comprometido que estamos realizando em Mangaratiba”, concluiu.
O vice-prefeito de Mangaratiba, Chicão da Ilha, declarou, como morador de Itacuruçá, que a ambulância é uma grande conquista para a população que reside na Gamboa, que até então não tinha este tipo de suporte em saúde.
Participaram da cerimônia o subsecretário de Saúde, Lucas Venito, os secretários municipais, Antonio Carlos Aniceto (Ciência e Tecnologia), coronel Paulo Escarani (Defesa Civil), Michel Eliziário (Governo), os vereadores, Emilson da Farmácia, Romulo Carcará, Aristides Barcelos, a coordenadora de Saúde Animal, Joice Puchalski, além de moradores da cidade.